Projeto Ganhador do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores - Categoria "Aprender em Parceria"
A linguagem oral é marcante nas culturas africanas, onde os griots são pessoas
responsáveis pela manutenção e promoção da oralidade como fonte difusora da cultura e da história, daí a escolha do nome do projeto.
Este projeto utiliza-se da articulação literatura infantil e aspectos da africanidades que são a oralidade, a ludicidade, a ancestralidade e a circularidade dos saberes.
Nossa proposta é discutir e transformar as relações sócio raciais entre nossos alunos mostrando os africanos como produtores de uma cultura e de um saber para a construção de uma sociedade mais equânime.
Este projeto foi desenvolvido com alunos do 2º ano do ensino fundamental com idades entre 7 /8 anos, recém alfabetizados e que necessitam desenvolver as habilidades de leitura e escrita.
A escolha deste tema tem haver com a aprovação da lei 10639, que tornou obrigatório o ensino da cultura africana e afro-brasileira nas escolas brasileiras, tal fato nos remeteu a um questionamento: como abordar o assunto com crianças tão pequenas?
Encontramos a resposta na capacitação do programa “Aprender em Parceria”, da Microsoft, onde vimos nas web lessons um bom recurso para realizarmos este trabalho.
Os softwares que escolhemos para utilizarmos nesta web lesson foram: power point, paint, média player, word, internet explore.
Nossos alunos apresentaram maior fluência na leitura, suas produções têm maior coerência, adquiriram muita destreza na utilização dos softwares oferecidos. Também tiveram um aumento da criatividade e da sua auto-estima.
Projeto elaborado pelas professoras Andréia Rodrigues e Carla Britto.
Fundação Bradesco - Rio de Janeiro
Contato - E-mail:
Andréia - arodrigues90@hotmail.com
Carla - carlabritto@oi.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário